sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A Psoríase é uma condição multifactorial?



Sim. A psoríase é uma condição genética causada por um grupo de genes (e não apenas por um único gene). É desencadeada por factores ambientais que podem ser externos, como as alterações meteorológicas das estações do ano ou pela fricção das roupas na pele, ou internos, como as doenças infecciosas e determinados tipos de medicação.

Conjuntamente a estes factores ambientais, que conferem uma tendência crescente ao desenvolvimento da psoríase, podem também surgir reacções imunitárias cutâneas específicas, que causam inflamação.

As placas psoriásicas são originadas pelas células epidérmicas que são substituídas mais rapidamente que o habitual. Na pele psoriásica, este processo pode levar aproximadamente uma semana, comparativamente ao mês na pele normal.

A psoríase pode surgir em qualquer idade, mas as primeiras erupções surgem com maior frequência entre os 10 e os 30 anos de idade. É uma condição vitalícia e imprevisível, com ciclos sucessivos de remissão e de recidiva.

Apesar da psoríase só muito raramente colocar a vida em perigo, tem um impacto significativo na qualidade de vida. Devido ao facto de ser uma doença crónica, que está relacionada com um aspecto desfavorável, pode muitas vezes levar à diminuição da auto-estima, à incapacidade de bem-estar e, com o tempo, à depressão.

As pessoas com psoríase têm muitas vezes dificuldades na comunicação interpessoal, particularmente quando as suas lesões são visíveis, como nos casos da psoríase da face, do couro cabeludo e das mãos.

As primeiras erupções da psoríase, e os episódios recorrentes, estão muitas vezes relacionados com traumas psicológicos que originam uma forte emoção (por ex.: o falecimento de um ente querido ou o rompimento de uma relação).

Na psoríase, o stress aumenta a probabilidade de novas erupções, o que significa que as pessoas podem ver-se facilmente encurraladas num ciclo vicioso.

A severidade da condição pode ser avaliada essencialmente de acordo com o seu impacto na qualidade de vida. Os factores adicionais que determinam a severidade da psoríase incluem a susceptibilidade ao tratamento e a dimensão da área coberta pelas lesões. Por outras palavras, um determinado doente com psoríase pode sentir uma maior angústia psicológica do que outro com lesões mais extensas, ou que podem ser tratadas com maior facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário