domingo, 13 de outubro de 2013

Artrite psoriática - os fatos

 
A artrite psoriásica é uma doença dolorosa, caracterizada por ambos erosão das articulações e lesões na pele. Ela provoca inflamação em torno das articulações e afeta cerca de um milhão de adultos. Pessoas com artrite psoriática experiência de dor nas articulações e inchaço progressivo, que está muitas vezes associada a lesões de pele descamativas, vermelhas.
Impacto Vida

A artrite psoriásica tem um impacto físico causando frustração e pode fazer simples atividades diárias mais difícil. Ele também tem um impacto emocional sobre os sentimentos das pessoas, comportamentos e experiências. Por causa das peles lesões associadas com a artrite psoriática, os pacientes podem sentir tristeza, desespero, culpa, raiva e baixa auto-estima. Senso de auto-estima de uma pessoa pode ser afetada e, em alguns casos, a turbulência emocional da artrite psoriática pode levar à depressão.
Causas e sintomas
A causa exacta da artrite psoriásica é desconhecido, mas crê-se ser uma doença auto-imune com os componentes genéticos. Ambiente pode também ser um factor no desenvolvimento da doença. A artrite psoriásica pode se manifestar de forma diferente em vários pacientes. Cerca de 95 por cento das pessoas com artrite psoriática tem inchaço nas articulações no exterior da coluna vertebral, e mais do que 80 por cento das pessoas com artrite psoriática experimentam alterações nas unhas, tais como entalhes ou de elevação da unha. Outros sintomas podem incluir:
• Rigidez, dor, inchaço e ternura das articulações e os tecidos moles em torno deles
• Reduzida amplitude de movimento
• Rigidez matinal e fadiga
• Camadas prateadas da pele que descamar sair, pele inflamada vermelho por baixo
• Vermelhidão e dor do olho, semelhante a conjuntivite
Diagnóstico
A artrite psoriásica pode se desenvolver a qualquer momento. Em média, ele aparece cerca de 10 anos após a primeira aparição das lesões de pele associada com a artrite psoriática. No entanto, sobre um dos sete pessoas desenvolve os sintomas de artrite antes de quaisquer lesões na pele aparecem. A doença pode ser difícil de diagnosticar, em especial nas suas formas mais suaves e fases anteriores. Normalmente, o diagnóstico de artrite psoriática é baseado na história do paciente médico, exame físico, exames de sangue e raios-x. Tal como a artrite reumatóide, artrite psoriática pode ser uma doença incapacitante, se deixados sem tratamento. De facto, metade dos pacientes com artrite psoriática já tem perda de massa óssea pelo que a doença for diagnosticada.
Tipos de Artrite Psoriática
Existem cinco tipos de artrite psoriática: simétrica, assimétrica, distal interfalângica predominante (DIP), espondilite e artrite mutilante.

Artrite simétrica, o tipo mais comum, geralmente afecta múltiplos pares simétricos de articulações (ocorrendo nas mesmas juntas em ambos os lados do corpo). Aproximadamente 50 por cento das pessoas com esta forma de artrite psoriática irá desenvolver diferentes graus de doença progressiva, que destrói as articulações e pode ser incapacitante.
Artrite assimétrica afecta cerca de 35 por cento dos pacientes com artrite psoriática e geralmente envolve apenas uma ou três articulações, tais como o joelho, tornozelo, o pulso ou o dedo, mas geralmente não ocorre na mesma articulação no lado oposto do corpo. Mãos e pés afetados têm ampliado dígitos "salsicha", causada por inchaço e inflamação dos tendões. As articulações podem ser quente, macio e vermelho.
Predominante artrite interfalangeana distal (DIP), ocorre em apenas cerca de cinco por cento das pessoas com artrite psoriática. Ela envolve principalmente as articulações mais próximas das unhas nos dedos das mãos e dos pés.
Espondilite é a inflamação da coluna vertebral. Os sintomas comuns são a inflamação com rigidez do pescoço, costas ou coluna vertebral, tornando o movimento doloroso e difícil.
Artrite mutilante é uma forma grave, deformando de artrite que afeta menos de 5 por cento das pessoas com artrite psoriática. Ela afeta predominantemente as pequenas articulações das mãos e dos pés, pescoço, embora possa ser associado ou dor lombar.
Tratamentos
Um médico deve avaliar cada paciente com artrite psoriática individualmente. Tratamentos mais comuns incluem:
• Drogas anti-inflamatórias não esteróides (NSAID5), tais como ibuprofeno e aspirina são usados para diminuir os sintomas da artrite psoriática, incluindo a inflamação, dor e rigidez nas articulações.
• Modificadoras da doença drogas anti-reumáticas (DMARD5), como o metotrexato e ciclosporina aliviar sintomas graves e tentar retardar ou parar lesões articulares e dos tecidos.
• Modificadores de resposta biológica como alvo vias específicas do sistema imunitário. O tratamento com agentes biológicos podem proporcionar um alívio rápido e significativo dos sintomas.
• Outras abordagens de tratamento, como calor para a rigidez, absorve água quente, gelo para o inchaço, a terapia de luz, programas de exercícios e fisioterapia são usados no tratamento da artrite psoriática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário