domingo, 20 de outubro de 2013

Por que é que quem sofre de psoríase não deve usar roupas apertadas? E porque é que o algodão é preferível a outros tecidos? E quais os tecidos menos recomendados?


As roupas devem ser de algodão, confortáveis. Não podem apertar, pelo  risco de reação de Koebner ou mesmo de alergias aos elásticos.
Devem evitar-se os têxteis sintéticos, com fibras alergizantes, irritativas ou desconfortáveis, pelo risco de alergias de contacto ou de prurido ou ardor, que vão intensificar a inflamação e as respostas locais, tipo Koebner.
Deve ainda ter-se em atenção também os corantes e as tintas sintéticas, também potenciais agentes de irritação/sensibilização cutâneos.

Os banhos de mar e de piscina são recomendados ou exigem cuidados acrescidos?


Os banhos fazem bem à pele, até pela acção relaxante e anti-stress. Antes e após a ida à piscina ou ao mar, deve hidratar sempre a pele. Alguns agentes químicos utilizados como desinfectantes podem agredir uma pele já de si instável, com função de barreira comprometida. Os doentes devem ser alertados para a necessidade de hidratação permanente da pele.

Existem cuidados específicos a ter no final do verão para preparar a pele para o outono e o inverno?
Qualquer acontecimento ou circunstância marcante pode desequilibrar a curso evolutivo desta doença crónica e recorrente, nomeadamente situações de desemprego, divórcio, gravidez, mudança de país, desregulações de temperatura, tempo frio e seco, quente e seco, tabaco, álcool, alguns fármacos, enfim... As próprias infeções sazonais, associadas ao frio, podem funcionar como factor desencadeante de novos surtos da doença. 

Os erros dietéticos, a obesidade, a hipertensão arterial, a hipercolesterolémia, vão agravar a psoríase, mas também as co-morbilidades associadas. A dieta é indispensável. Deve-se, nomeadamente, evitar as gorduras saturadas, privilegiar os óleos de peixe, vitaminas e minerais, incentivar o exercício físico diário e alertar para os perigos do abstencionismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário