sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Psoríase nas Dobras cutâneas?




Como é que a psoríase se desenvolve nas dobras cutâneas?


A humidade tende a ser maior em todas as dobras cutâneas, especialmente nas áreas sujeitas a elevados níveis de transpiração, como as axilas. A pele não está em contacto com o ar e torna-se quente e húmida, aumentando a probabilidade de colonização por fungos ou bactérias.
Por esta razão, a psoríase desenvolve-se mais rapidamente atrás das orelhas, por baixo dos seios, nas axilas e no umbigo, assim como na zona do baixo ventre (em volta da zona genital e ânus e entre as nádegas). Deve tentar manter as dobras cutâneas o mais secas possível, mesmo depois da psoríase entrar em remissão.
  

Como posso tratar destas partes do meu corpo? 


Deve usar sempre que possível roupas largas e confortáveis. Os melhores materiais são o algodão ou misturas de vários algodões. Deve evitar usar sutiãs com armação, pois estes podem aumentar a transpiração.
Lembre-se sempre de secar minuciosamente as dobras cutâneas após o banho. Se necessário, pode usar toalhas ou lenços de papel, para se certificar que as pequenas dobras estão completamente secas.
Antes de utilizar um creme desodorizante, deve aplicar um pano humedecido em água morna salgada durante 10 minutos nas áreas afectadas pela psoríase. Seque a pele bem antes de aplicar o creme com moderação e limpe o excesso com um lenço de papel.
  

Porque é que a pele greta? 


A pele nas dobras cutâneas é mais delicada do que nas outras partes do corpo e greta com facilidade. As gretas atrás das orelhas, debaixo dos seios ou entre as nádegas podem ser muito dolorosas e difíceis de tratar. Este problema é mais grave se tiver excesso de peso.
As lesões podem sarar mais lentamente em determinadas partes do corpo, resultante de actividades laborais. Por exemplo, um recepcionista irá provavelmente segurar o auscultador do telefone contra a mesma orelha durante longos períodos de tempo, podendo a pressão, causada pelo auscultador, enfraquecer a pele atrás da orelha.

Para além disso, as gretas podem hospedar infecções que precisam de ser tratadas com antibióticos. Determinadas bactérias que são conhecidas por causar infecções na garganta e desencadear psoríase podem também infectar as dobras cutâneas.


Como posso cuidar da pele nas zonas da virilha e entre as nádegas? 


Durante o tempo quente de verão, pode ser uma boa ideia lavar a zona das virilhas (em volta dos órgão genitais, ânus e entre as nádegas) duas vezes ao dia. Use água com sal e lembre-se de secar estas zonas minuciosamente.
  

Que tipo de roupa devo usar se tiver psoríase na zona do baixo ventre? 


Deve usar roupa interior de algodão, limpa e confortável. Evite usar calças apertadas e é melhor não utilizar perto da pele materiais sintéticos, como a lycra, porque estes podem causar transpiração. Para os homens, as cuecas compridas (boxer shorts) são preferíveis às cuecas curtas, porque permitem que o ar circule.


Quais as precauções que devo ter no dia-a-dia se tiver psoríase na zona do baixo ventre? 


Se tiver que estar sentado(a) à secretária durante longos períodos de tempo, pode usar uma almofada com uma cobertura de materiais naturais, pois os materiais sintéticos causam transpiração. O mesmo se aplica aos assentos dos automóveis.
A pele em volta do ânus é particularmente vulnerável a infecções bacterianas, assim, quando for à casa de banho, humedeça um pedaço de papel higiénico e envolva-o noutro pedaço de papel higiénico seco antes de o utilizar. Limpe qualquer humidade restante com uma toalha ou lenço de papel, o que for mais macio para a pele. 

 

 

O que devo fazer se tiver uma infecção vaginal enquanto estou a ter uma crise? 


As secreções vaginais causam frequentemente infecções fúngicas e podem irritar as placas na zona genital. As descargas também podem ser causadas por bactérias conhecidas por desencadear psoríase. Deve consultar imediatamente um médico, dermatologista ou ginecologista, para que possa ser prescrito o tratamento adequado.  

Pontos chave

  • A pele das dobras cutâneas é mais delicada do que noutras áreas. Quando fica demasiado humedecida tende a gretar. Tenha o cuidado de a lavar suavemente, secando-a em seguida cuidadosamente e evite que o suor se acumule.
  • Mesmo quando as lesões cicatrizam, recomenda-se o seguimento de algumas regras de higiene, particularmente quando toma banho ou faz as suas necessidades fisiológicas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário