A psoríase vulgar é o termo clínico para a psoríase em placas. Vulgar significa "comum" e a psoríase vulgar é a forma mais predominante de psoríase, afectando 95% das pessoas com psoríase. As lesões são claramente demarcadas e podem estar rodeadas por um anel nítido. A psoríase pode surgir em várias partes do corpo e as lesões variam dependendo da parte do corpo afectada.
As placas variam em tamanho e número e podem ser finas ou espessas. O coçar resulta num aspecto de pequenas gotículas de sangue. A cor das placas pode variar em intensidade, sendo mais avermelhadas perto da extremidade de uma placa do que no centro desta.
As placas são normalmente simétricas na parte exterior dos braços e pernas, especialmente em ambos os cotovelos e/ou joelhos, mas qualquer parte do corpo pode ser afectada.
Neste tipo de psoríase, as placas podem surgir de determinadas formas, sendo sempre nitidamente demarcadas (é fácil de ver onde começam e onde acabam). Por vezes é denominada psoríase circinada (do Latim circum), na qual as lesões têm a forma de anel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário