sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Psoríase na Face?
Como posso distinguir as placas?
A psoríase da face é muito rara comparativamente à psoríase do corpo ou do couro cabeludo. Por razões estéticas, os doentes tendem a procurar tratamento o mais rapidamente possível. Há um desejo natural de esconder as feias placas vermelhas, cobrindo-as muitas vezes com o cabelo. No entanto, é preferível expor a sua pele à luz e ao ar para ajudar as placas a sararem.
Enquanto estiver a administrar a medicação que lhe foi prescrita, pode camuflá-la com maquilhagem. Todavia, deve restringir o uso de maquilhagem para que a pele possa respirar o mais possível.
Como devo lavar a pele afectada por psoríase?
Deve utilizar produtos de higiene da pele que sejam suaves e não irritantes e que sejam formulados para peles sensíveis.
Habitue-se a afagar a pele com a toalha quando está a secar-se, em vez de esfregá-la.
De seguida, utilize um creme hidratante. Isto é particularmente importante no Inverno, quando o ar é seco, podendo desidratar a pele.
Se detectar uma fina camada de células mortas nas suas sobrancelhas e pestanas, a aplicação de um pano humedecido em água com sal morna durante alguns minutos, três a quatro vezes ao dia, pode ser suficiente para aliviar temporariamente a inflamação. Não se esqueça de secar a pele depois de ter aplicado a água com sal.
Como devo barbear a pele afectada por psoríase?
Aconselhamos a utilização de uma máquina de barbear eléctrica, que é menos agressiva para a pele do que as lâminas manuais.
Quais as precauções que devo ter em casa e no trabalho?
O ar seco e a fraca ventilação são péssimos para a pele psoriásica. A exposição ao fumo e aos vapores químicos podem igualmente agravar a inflamação. Também é preciso ter cuidado quando se utilizam óleos industriais ou de cozinha, que podem entrar em contacto com a pele.
Estas precauções são fáceis de aplicar em casa (lembre-se de segui-las quando estiver a fazer as tarefas domésticas mais sujas!). No trabalho, poderá ter que explicar as precauções aos seus colegas e superiores de modo a rectificar quaisquer problemas resultantes do seu ambiente de trabalho.
Como posso proteger a minha face das agruras do tempo?
A pele da face é delicada e, quando sofre de psoríase, é ainda mais sensível às alterações climáticas do que o habitual, adaptando-se com menos facilidade às mudanças.
O vento e a chuva do outono e inverno podem secá-la, por isso deve aplicar um creme protector na face antes de sair e usar um capuz ou um cachecol.
O calor e a luz do sol na primavera e verão também podem exacerbar a inflamação, por isso evite a exposição directa à luz do sol durante os dias de muito sol, para evitar as queimaduras solares. Use um creme protector adequado, de preferência um protector solar, especialmente durante uma crise.
Lembre-se que, excepto durante uma altura de crise, quantidades moderadas de exposição solar podem ajudar a sarar as placas.
Pontos chave
A psoríase normalmente não afecta toda a face, por isso se as placas abrangerem toda a sua face, a psoríase pode não ser a causa. Um especialista irá verificar o diagnóstico e alterar o seu tratamento, se for necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário