É uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações. Cerca de 2-3% da população tem psoríase, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas,em qualquer parte do corpo. Apresenta período de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam.
É agravada por fatores psicológicos, estresse, frio, baixa umidade, ingestão de álcool e tabaco e corticosteroides. Não é contagiosa, sua causa mais frequente é genética associada a fatores psicológicos. A escolha do tratamento deve ser feita considerando-se a gravidade e a extensão do quadro clínico e do comprometimento psicoemocional. Atinge 2% a 3% da população mundial sendo mais frequente em pessoas brancas (cerca de 80% dos casos) com vulnerabilidade genética (Fonte: wikipédia)
A doença provoca placas de ressecamento endurecidas e avermelhadas na pele e infelizmente ainda não tem cura. Os sintomas podem ser amenizados com corticoides e sessões de laser no dermatologista. Em casa, adote cremes hidratantes e calmantes, ricos em vitaminas e ômegas.
Tratamento:
Psoríase não tem cura, tem tratamento. Não há como previnir a doença, embora seja possível controlar a reincidência.
Casos leves e moderados( cerca de 80%) podem ser controlados com o uso de medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol.
Recomendações
* Hidrate muito bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo que favorece a possibilidade de desenvolver lesões;
* Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol, mas antes passe um creme hidratante ou terapêutico. Você vai ter de usá-lo a vida inteira;
* Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
* Procure não se desgastar emocionalmente. O estresse tem papel importante no aparecimento das lesões. Como não é uma tarefa fácil, procure ajuda de um profissional se considerar necessário;
* Não fuja de encontros sociais e de lazer por causa das lesões. Psoríase não é contagiosa e, se você se afastar de tudo e de todos, pode comprometer o estado emocional e aumentar o problema;
* Visite regularmente o dermatologista e siga à risca suas orientações. Isso o ajudará a controlar as crises.
Vocês devem estar se perguntando: Por que a Zuka resolveu falar sobre psoríase? Porque eu tenho, e confesso que isso me incomoda e muito, tenho as lesões nos braços, no inverno elas não me incomodam tanto por que a roupa esconde mas no verão é complicado, dificilmente uso roupas curtas, a maioria das minhas blusas tem uma manguinha té os cotovelos para esconder um pouco as manchas que geralmente ficam depois que as lesões somem, minha pele é extremamente seca, e isso agrava as lesões.
Já venho falando sobre hidratação e a importância dela a alguns dias, e confesso que uso muitos produtos para tentar amenizar o ressecamento da minha pele e claro tentar amenizar a coceira que se instala pelo corpo quando a pele esta seca.
Desde já deixo bem claro que não estou prescrevendo ou recomendando cremes, pomadas para quem tem psoríase, quem tem sabe que cada caso é um caso, e para cada caso um tratamento, que deve ser dado por um médico e não por mim, pra mim alguns minutos de exposição ao sol e um bom óleo no corpo ajudam muito!
parece muito difícil para uma pessoa ter que viver essa situção, e ao mesmo tempo se sentir que não pode estar com seus colegas, sua turminha, batendo pápo falar de coisas boas , tendo que viver isolada por um problema que não tem tem ou quer viver isolada da pessoas.ciramessabendo que nao é contagioso, mesmo assim prefere
ResponderExcluirSim verdade Guiomar temos que viver com a ignorância das pessoas.
ResponderExcluir