Na maioria das vezes, o diagnóstico de psoríase é simples.
No entanto, o médico pode ter dúvidas. A forma mais comum de doenças da pele que a psoríase é muitas vezes confundida com a são os seguintes:
Dermatose seborreica
Eczema Parapsoríase
Pitiríase rósea
Pitiríase rubra pilar de Líquen plano intertrigo bacteriana ou fúngica
A sífilis secundária
Vitiligo
Cutis linfoma
Você também pode ler sobre
Formas de psoríase que são difíceis de diagnosticar
|
| |
|
Dermatose seborreica
Esta condição da pele é caracterizada por eritemato-escamosas (vermelhas e escamosas) placas mal demarcadas. Envolve principalmente a face (sulco nasogeniano, o ala do nariz ea área entre as sobrancelhas) eo couro cabeludo frontal e parietal. As lesões são particularmente comuns no inverno. Eles são freqüentemente provocadas por estresse, e são moderadamente coceira.
A presença de lesões de psoríase em várias partes do corpo torna mais fácil o diagnóstico. No entanto, quando as lesões causadas por dermatose seborreica estão confinadas ao couro cabeludo, o que é difícil para o diferenciar da psoríase do couro cabeludo como grande descamação é observado em ambas as condições.No entanto, a escala causada pela dermatose seborreica é mais oleosa do que as presentes na psoríase.
Deve notar-se que há "sobreposição" formas de dermatose seborreica e psoríase. Por exemplo, um doente com psoríase pode desenvolver dermatose seborreica. O inverso também é possível, a psoríase pode aparecer em um paciente com dermatose seborreica.
Nestas formas mistas, as lesões são geralmente muito escamosa, cobrir todo o couro cabeludo e se estendem além da linha do cabelo.
Os bebês também podem sofrer de dermatose seborreica. Neste caso, o couro cabeludo e as nádegas são especialmente afectadas.
A psoríase é rara em recém-nascidos, mas algumas dermatoses seborreicas não vir a ser psoríase ou eczema.
O curso da doença de pele nos meses seguintes as primeiras labaredas permitem um diagnóstico a ser feito. Na dermatite seborreica, as lesões desaparecem gradualmente ao passo que na psoríase, eles tendem a ser persistentes.
|
| |
|
Eczema
O eczema é uma doença muito comum da pele caracterizada por placas vermelhas cobertas por pequenas bolhas. Ela provoca coceira intensa. As bolhas frequentemente chorar e quebrar a formar pequenas crostas. A condição é geralmente causada por um factor externo, caso em que ela é conhecida como eczema de contacto.
O eczema atópico (ou dermatite atópica) é sistêmica e aparece muitas vezes durante os primeiros meses ou primeiros anos de vida. Este eczema aparece em pacientes atópicos (doentes com tendência a desenvolver muitas alergias) e é freqüentemente associada com asma e febre do feno. Existe uma predisposição genética em cada um de dois ou três casos. Placas vermelhas e escamosas são encontradas principalmente nas dobras cutâneas e nas bochechas.
O facto de bolhas estão presentes no eczema lhe permite ser distinguidas de psoríase. Além disso, a topografia da lesão (face e dobras cutâneas) e associação com outras condições (como asma e febre do feno) irá confirmar o diagnóstico de dermatite atópica.
Eczema numular, que é uma forma clínica de eczema que se apresenta como lesões em forma de moeda, às vezes pode ser confundido com psoríase numular.
Psoríase e eczema numular numular ambos presentes com placas vermelhas, coceira, que são do mesmo tamanho e forma de uma moeda. Se estas lesões estão associadas com lesões de eczema clássicos, não há necessidade de um diagnóstico diferencial.
Se persistirem dúvidas, a presença de bolhas chorando irá confirmar o diagnóstico de eczema numular.
Por fim, em alguns pacientes, as lesões de eczema aparecem no topo das suas lesões de psoríase. Psoríase Eczematosas pode então ser diagnosticado.
O diagnóstico é de nenhuma maneira fácil, neste caso, como a psoríase eczematosa pode incluir chorando ou rachados lesões que poderiam ser confundidas com eczema.
|
| |
|
Parapsoríase
Este termo é utilizado para desordens da pele que são caracterizadas por pápulas e placas vermelhas e pela escala de flocos que longe da pele.
Embora estas dermatoses tem certas semelhanças com a psoríase, são condições clínicas distintas. Distinção é feita entre parapsoríase guttate e parapsoríase placa.
Parapsoríase gutata é um distúrbio caracterizado por uma erupção de pápulas que se tornam escamosa. As lesões envolvem principalmente o tronco, braços e pernas. Após descamação (descamação), manchas de pigmentação permanecem na pele. A causa desta condição, que aparece principalmente em adultos jovens, é desconhecido.
Parapsoríase gutata crónica é, por vezes, difíceis de diferenciar de psoríase gutata, embora em parapsoríase as lesões são mais numerosos, mais extensa e têm uma cor laranja acastanhado. O diagnóstico pode ser confirmado por exame do tecido sob um microscópio.
Parapsoríase placa é uma doença de pele crônica, que representa um estado potencialmente pré-maligna de proliferação de linfócitos (linfoma). Apresenta-se como numerosas placas descamativas no tronco, braços e pernas. As placas podem ser pequenos ou grandes, medindo até 20 cm de diâmetro.
Há um grande risco de que atrófica parapsoríase placa progredirá para linfoma. Este tipo de parapsoríase raramente coloca um problema de diagnóstico diferencial com a psoríase.
|
| |
|
Pitiríase rósea
Pitiríase rósea, ou doença de Gibert, é uma dermatose que produz lesões vermelhas e escamosas e tende a desaparecer em cada quatro a oito semanas. É provavelmente induzida por vírus e afeta principalmente crianças e adultos jovens.
A condição é caracterizada por uma mancha oval que aparece no tronco. Este patch é mais pálida no centro e é seguida por uma erupção cutânea cor de rosa com escamas finas que cobre o corpo do pescoço aos joelhos. Essas lesões são, por vezes, coceira.
À medida que a escala é mais fina do que no tratamento da psoríase e da condição apura-se espontaneamente em algumas semanas, é fácil para diferenciá-lo de psoríase.
|
| |
|
Pitiríase rubra pilar
Esta é uma condição muito rara de pele que apresenta como hiperqueratose folicular (espessamento do estrato córneo da epiderme, ao nível dos folículos pilosos) e escamas.
As lesões envolvem frequentemente as mãos e os pés. Como na psoríase, as unhas são frequentemente afectados. A condição é crônica.
Na fase precoce da doença, que pode ser difícil de distinguir da psoríase palmo-plantar. No entanto, em pitiríase rubra pilar, as lesões são cor de salmão e a aparência da pele esbranquiçada como resultado de hiperqueratose.
|
| |
|
Líquen plano
O líquen plano é uma dermatose inflamatória rara de causa desconhecida. Apresenta-se como pápulas cor de malva que são lisas em cima. Estas pápulas são vários milímetros de diâmetro e, por vezes coberto com cumes esbranquiçados.
As lesões são encontrados principalmente no interior do pulso, antebraço e da perna, mas também podem envolver a parte inferior das costas e de outras partes do corpo, tais como as mãos, pés e unhas.
Em um dos três casos, as membranas mucosas são afetadas (por exemplo, a boca e mucosas genitais).
O fenómeno de Koebner (isto é, o aparecimento de uma lesão em sítios na sequência de trauma) é encontrado em líquen plano, como na psoríase. Certas formas clínicas do líquen plano são difíceis de diferenciar da psoríase.
- Palmoplantar líquen plano pode assemelhar-se a psoríase palmoplantar, particularmente quando as lesões vermelhas e escamosas estão presentes.
- Ungueal líquen plano raramente se confunde com a psoríase das unhas. No entanto, em alguns casos atípicos, hiperqueratose (espessamento da unha) e onicosquise (descolamento da unha), que se assemelham muito à psoríase estão presentes.
- O líquen plano é caracterizada por lesões esbranquiçadas e raramente se confunde com a psoríase.
- Genital líquen plano pode causar problemas de diagnóstico.Como as lesões psoriáticas não tendem a ser escamosas nesta parte do corpo, que pode ser difícil distinguir entre lesões de líquen plano.
|
| |
|
Intertrigo bacterianas ou fúngicas
Intertrigo é uma condição inflamatória que afeta as dobras da pele. Como resultado da fricção entre a superfície da pele, esta condição é particularmente comum entre os pacientes e os bebés obesos. Uma área isolada de intertrigo pode ter várias causas, tais como eczema, candida cutânea, dermatophysis (infecção causada por dermatófitos, um tipo de fungo) e infecções bacterianas.
Cândidas intertrigo aparece nas mesmas dobras de pele como as lesões de psoríase inversa. Esta condição é, por vezes, difíceis de diferenciar de psoríase flexural diagnosticada como as lesões são muito semelhantes. Em contraste com lesões em outras partes do corpo, as lesões de psoríase flexão são apenas ligeiramente escamosa, o que complica o diagnóstico diferencial.
Quando a psoríase é conhecido por estar presente, mas as lesões estão confinados às dobras da pele, o diagnóstico pode ser complicado. A presença de lesões de psoríase em outras partes do corpo (em especial, as unhas e couro cabeludo) deve excluir quaisquer dúvidas.
Um exame micológica irá permitir um diagnóstico de intertrigo candidal ou dermatófitos a ser estabelecida. Da mesma forma, um exame bacteriana irá confirmar se as lesões tenham sido causadas por bactérias. No entanto, a psoríase pode ser inversa superinfected por bactérias, o que complica o problema.
Os dermatologistas devem considerar a psoríase como uma possibilidade quando confrontados com qualquer intertrigo crônica, especialmente quando os antibióticos, antifúngicos e anti-sépticos não têm sido eficazes.
|
| |
|
A sífilis secundária (1)
A sífilis secundária é justamente apelidado de "The Great Pretender". É uma doença infecciosa, com vários sintomas possíveis e, muitas vezes coloca problemas de diagnóstico diferencial. Ela é causada por Treponema pallidum e é transmitida principalmente através de relações sexuais. sífilis desenvolve-se em várias fases: existe um período de incubação, seguindo-se o primário, secundário e fases terciárias.
Ela pode ser confundida com a psoríase durante a segunda fase.Pacientes com sífilis presente com uma erupção de manchas redondas ou ovais no tronco.
Esta erupção inicial é sucedida por lesões avermelhadas ou acastanhadas escuras que são vários milímetros de diâmetro.Estas lesões sifilíticas papulares são frequentemente escamosas e assemelham-se às da psoríase gutata, que também é altamente eruptiva. As lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, e é particularmente comum nas áreas palmoplantares. No entanto, quando as lesões são apalpadas com luvas, há uma sensação de firmeza e infiltração na pele, que está ausente na psoríase.
O aparecimento de um cancro (uma única lesão, geralmente na área genital) dois meses antes da erupção e sorologia positiva treponema (Treponema pallidum é o agente causador da sífilis) orienta o diagnóstico para a sífilis.
|
| |
|
Vitiligo
Esta condição da pele provoca a perda de pigmentação da pele e produz manchas brancas, lisas, as bordas dos quais são altamente pigmentadas.
Ele tem múltiplas causas e envolve fatores genéticos e imunológicos. O estresse psicológico também pode ser um fator no desencadeamento de sua aparência inicial e subsequentes crises. Como na psoríase, o fenômeno de Koebner muitas vezes desempenha um papel (este é o nome dado ao fenômeno pelo qual uma lesão aparece em uma área de pele que foi traumatizada).
Quando a psoríase está em remissão, perda residual de pigmento sob a forma de manchas brancas é deixada por lesões que tenham de outro modo compensados. Esta perda de pigmentação é por vezes agravado por corticosteróides locais. Trata-se, durante uma fase de remissão que a psoríase pode por vezes ser diagnosticada erroneamente como vitiligo. No entanto, há algumas diferenças. Na psoríase, nem todas as lesões tornam-se despigmentada e manchas vermelhas estão presentes antes do aparecimento de despigmentação.
|
| |
|
Cutis linfoma
Este termo é usado para cobrir várias manifestações cutâneas de cancro das células do sangue, a proliferação de células anormais na pele. É mais comumente observado em câncer dos linfócitos (leucemia e linfoma). A micose fungóide é a forma mais comum de cútis linfoma.
|
| |
|
Algumas formas de psoríase, são mais problemáticos de diagnosticar.
* psoríase palmo-plantar
Lesões de psoríase isoladas nas mãos e nos pés, muitas vezes apresentam problemas de diagnóstico. Embora palmoplantar (pele muito grossa nas solas e palmas das mãos) é um sinal clínico da psoríase, que pode ser causada por outras condições de pele como eczema, líquen plano, dermatophysis e pitiríase rubra pilar.Como resultado, o diagnóstico com certeza nem sempre é directa.
* A psoríase das unhas
Pregos sem caroço são altamente característicos da psoríase da unha e raramente estão presentes em outras condições de pele, tais como a alopecia areata, eczema ou líquen plano. No entanto, a psoríase da unha é por vezes confundido com infecções provocadas por dermatófitos (fungos parasitas), como onicosquise (descolamento da unha do leito), pode ser observado em ambas as condições. Como a psoríase da unha podem ser infectados por dermatófitos, exame micológica muitas vezes é útil como uma infecção irá necessitar de tratamento específico.
* psoríase eritrodérmica
Erythroderma é uma doença de pele, onde grandes áreas de pele tornam-se vermelho e inflamado. As lesões são geralmente cobertos com escala.
A psoríase é a principal causa de eritrodermia. No entanto, eritrodermia podem ser causados por outras condições, tais como eczema, o linfoma e, menos freqüentemente por pitiríase rubra pilar. Certas drogas podem também resultar em eritrodermia (isto é conhecido como toxiderma).
* A artrite psoriásica
A forma periférica da artrite psoriática é muitas vezes difícil de diferenciar de poliartrite reumatóide. Poliartrite reumatóide é uma artrite inflamatória crônica que afeta as articulações das mãos e dos pulsos. É doloroso, tende a aumentar e diminuir e leva a uma deterioração geral da saúde. Os sintomas da poliartrite psoriática são muito semelhantes, mas há sinais clínicos que permitem que as duas condições a serem distinguidos. Em poliartrite reumatóide, as articulações são afectadas de forma simétrica e as articulações distais (as juntas das extremidades dos dedos) tendem a não ser envolvidos, o que não é o caso na artrite psoriática.
A forma central da artrite psoriática, muitas vezes se assemelha a espondilite anquilosante.
A espondilite anquilosante é uma artrite inflamatória crónica que envolve a coluna vertebral e articulações sacroilíacas. A condição tende a aumentar e diminuir.
O diagnóstico diferencial com artrite psoriática é particularmente difícil quando não existem lesões psoriáticas em outras partes do corpo.
Referências:
· Psoríase, de la clinique à la thérapeutique , editado por Jean Thivolet e Jean-François Nicolas, publicado pela John Libbey Eurotext Ltd.
· Psoríase , editado por Louis Dubertret, publicado pela nizada, em colaboração com Leo Laboratories. Com agradecimentos ao Professor Jean-Jacques Guilhou, Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Saint-Eloi, Montpellier
|
Referência:
1) Dubertret, psoríase (Capítulo 34), 1994
|
| |
|
| |
|
|
|
Porque é que a minha psoríase com comichão?
|
| |
|
| |
|
|
|
Que besteira e falta de informação, confundir Psoriase com Vitiligo......
ResponderExcluirQue besteira e falta de informação, confundir Psoriase com Vitiligo......
ResponderExcluir